6 de outubro de 2007

Curso de legendagem à distância

==================================
Atualização: este tópico se refere a atividades já encerradas. Veja as postagens mais recentes para ficar a par de novos cursos e eventos.
==================================

Vou ministrar pela primeira vez um curso de legendagem à distância, através do sistema Aulavox. O curso é introdutório, para tradutores e estudantes de tradução inglês-português sem experiência com legendagem.

Serão 5 "encontros" virtuais, uma vez por semana, com duração de uma hora. Neles eu vou expor noções gerais sobre a tradução audiovisual e características técnicas e estilísticas da modalidade de tradução que visa a exibição através de legendas -- desta vez pensando no DVD como meio de distribuição.

A ênfase do curso é prática. Em cada encontro (exceto no último), os alunos receberão um exercício para fazer em casa e me enviar por e-mail, o qual eu vou comentar e devolver. Na aula seguinte as dúvidas e soluções serão discutidas, e serão transmitidas novas informações e exercícios. Todos os exercícios serão em inglês, para tradução em português.

Neste primeiro curso, não será utilizado nenhum software específico. As únicas ferramentas necessárias são internet, qualquer "media player" e Word. Ao fim do curso eu demonstrarei um software de legendagem.

As aulas serão em novembro, sempre às quintas-feiras (1, 8, 15, 22 e 29 de novembro) às 19h do horário de Brasília. Clique aqui para mais informações.

Se esta primeira experiência for satisfatória, são várias as possibilidades no futuro, além da repetição deste curso em outros horários: tradução espanhol-português, treinamento com ferramentas específicas, e modalidades diferentes, como a tradução para cinema.

Estou aberta a sugestões e esclarecimentos. Basta adicionar um comentário aqui mesmo ou me mandar um e-mail.

13 comentários:

Anônimo disse...

Adoraria fazer seu curso, mas, infelizmente, às quintas-feiras tenho um compromisso das 19 às 21 horas... Pena... Será que terão outras oportunidades?
Abração e obrigada pelo Blog!
Renata
cf.renata@hotmail.com

Carolina Alfaro de Carvalho disse...

Sim, Renata. Se correr tudo bem neste primeiro curso, estou pensando em oferecer outro igual em janeiro. Seria interessante se você pudesse já indicar que dias seriam bons para você, pois estou juntando pedidos semelhantes de outras pessoas.
Pode me escrever para caroltranslator@gmail.com.

Anônimo disse...

Carol,
Esse curso é só de noções gerais pra todas as línguas ou ele é voltado para o inglês? Sou tradutora de francês.
Também não posso às quintas e sextas. Senão já faria esse.
Abços,
Silvia

Carolina Alfaro de Carvalho disse...

As noções gerais e todas as questões técnicas se aplicam a qualquer língua. Mas os exercícios que preparei são todos traduções do inglês para o português. Portanto, para usufruir de todas as discussões que teremos com base nos exercícios, o ideal é que todos dominem razoavelmente o inglês.

sandrav disse...

Carol,
Gostaria que me avisasse quando seria o proximo curso que irá oferecer.
Abraço
Sandra

Carolina Alfaro de Carvalho disse...

Sandra,
Você não deixou nenhuma forma de contato...
Deve haver outro curso em janeiro. Eu coloco aqui o aviso, e se puder me mande um email para caroltranslator@gmail.com para que eu te avise por email.

Anônimo disse...

Oi Carol! Qdo é que vc vai oferecer este curso novamente? Eu me interessei muito por ele! Se puder, me escreva: nanda_cs@terra.com.br Obrigada!

Elisa disse...

Também tenho interesse no curso. Por gentileza, entre em contato quando houver uma nova data para a sua realização.
elisa_herrmann@hotmail.com
Grata,
Elisa
PS.: Se o curso for realizado pela manhã ou nos fins de semana, para mim seria perfeito.

Unknown disse...

Olá, Carol

Gostaria muito de fazer o seu curso. E voce terá o curso novamente este ano de 2008?????? e se sim, pretendo fazer em Novembro. Meu e-mail: neuri17@hotmail.com
Obrigada,

Neuri

Anônimo disse...

Oi Carol,
Estava procurando um site para curso de legendagem e te encontrei! Achei bárbaro o blog e me interessei pelo curso à distância. Sou professora de inglês e tradutora desde 1989 e agora me interessei por legendas - acho que seria uma ótima alternativa! Pode me dar mais informações, por favor? Ah! Sou de São Paulo!
obrigada
Micky

Carolina Alfaro de Carvalho disse...

Oi, Micky.
Você não deixou um e-mail, então espero que veja esta resposta.
Tenho agora duas turmas com inscrições abertas, uma presencial em São Paulo e uma à distância.
As informações estão aqui:
À distância: http://www.aulavox.com/2008/09/c-afaro/legenda0109.htm
Em SP: http://www.scribatraducoes.com.br/cursos/
Qualquer coisa, estou à disposição pelo e-mail caroltranslator@gmail.com

Anônimo disse...

Carol,

Te mandei um mail. Espero tua resposta.
abs
Micky

Andréa disse...

Tenho interesse no curso, porém não consegui acessar o link com mais informações.
Meu nome é Andréa
Meu e-mail: andperlatti@yahoo.com.br