4 de junho de 2009

Legendagem: novas turmas confirmadas no Rio!

==================================
Atualização: este tópico se refere a atividades já encerradas. Veja as postagens mais recentes para ficar a par de novos cursos e eventos.
==================================

Estão abertas inscrições para novas turmas do curso de legendagem no Rio de Janeiro, na PUC-Rio.

Serão duas turmas ao mesmo tempo, em horários e locais diferentes: uma no Centro, na parte da manhã, e outra na Gávea, à noite. Sempre às segundas, quartas e sextas, sendo a primeira aula no dia 9 de novembro e a última em 9 de dezembro.

A estrutura será a mesma do curso que foi dado na PUC-Rio no ano passado e em São Paulo no começo deste ano: são 12 aulas de 3 horas cada, totalizando 36 horas. Sempre em laboratório de informática, com um computador por aluno. Cadeira confortável, fone de ouvido, telão, tudo como deve ser.

O conteúdo expositivo e as reflexões a partir de leituras serão intercalados com uma prática muito intensa. Praticamente a cada nova aula haverá um novo exercício, incluindo métodos de trabalho nos campos de cinema, DVD e TV, sempre replicando situações reais, clientes e públicos diferentes.

A principal novidade é que as turmas serão mistas, para tradutores de inglês e de espanhol, sempre tendo o português como língua-alvo. A parte expositiva será comum e em português. Todas as informações técnicas, demonstrações e exemplos não dependem de línguas específicas. Já os exercícios do curso serão separados: os tradutores de espanhol traduzirão filmes em espanhol, e os de inglês filmes em inglês. A maior parte do acompanhamento é individualizada, na própria sala de aula. Finalmente, as correções comuns serão feitas nos dois pares de línguas. O mais bacana é que a turma de uma língua serve como público-alvo da outra, podendo fazer críticas e dar opiniões. Já testei esse modelo e foi realmente muito interessante e enriquecedor para todos. Sem contar que algumas pessoas que dominem as duas línguas terão o dobro de opções para treinar.

Informações, inscrições e contato administrativo:

17 comentários:

Paula disse...

Carol,

Quando será o próximo curso em São Paulo?
Alguma previsão?

Carolina Alfaro de Carvalho disse...

Quando eu souber, vou anunciar, não se preocupe.

Com certeza, só sei dizer que não será este ano.

Carolina disse...

Olá Carol,

Quando fiquei sabendo do curso me deu muita vontade de fazê-lo. Mas o problema é que não posso me ausentar de Belo Horizonte por tanto tempo. Uma pena!
Se fizerem um curso de pelo menos uma vez na semana de mais horas menos sendo no Rio e em São Paulo farei o curso.
Até formar este curso, vou fazendo os do aulavox mesmo.
Abraços,
Carol_Fernandes

Carolina Alfaro de Carvalho disse...

Oi, Carol.

O curso no Rio dura um mês no total, com aulas 3 horas por semana. Já o que eu dei em São Paulo, e que se puder vou repetir no ano que vem, é mais intensivo e rápido, com aulas 5 vezes por semana, durando duas semanas e meia no total. Esse esquema permitiu que viessem alunos de outros estados e até uma de outro país.

O que é inviável para mim é dar aulas uma ou duas vezes por semana durante muito tempo, pois eu também preciso me deslocar até Rio ou São Paulo.

Enfim, a gente vai se falando e se encontra, seja no mundo virtual ou no físico.

Mundos & Profundos disse...

Oi Carol!
Recebi o informativo a respeito do curso. Mesmo sabendo que não vou poder cursá-lo, já valeu pela lembrança, e continuo de olho no seu blog.
Esse é o problema de quem mora longe, mas um dia minha agenda vai coincidir com esse o curso, e eu não vejo a hora disso acontecer! Não se esqueça de que existe gente interessada no seu trabalho, aqui do outro lado do globo!
Bom, desejo-lhe sucesso, e espero que cada vez mais pessoas conhecam esse seu curso, tão enriquecedor e único!
Um abraço,
Milly

Anônimo disse...

oi carol!!! qual o valor do curso e formas de pagamento??? como não moro no rio, o que fica mais perto do leblon ou copacabana (são os bairros onde fico no rio), a gávea ou o centro? Acho que tô indo, hein!?! abs, carol machado

Carol Machado disse...

mas carol, com certeza, se tiver um mais intensivo, de menos de um mês, tanto em sp como no rio, vou preferir!!! abs.

Carolina Alfaro de Carvalho disse...

Milly,

Obrigada pela mensagem. Eu sei, você está ligeiramente "fora de mão" ;-)
Mas quem sabe em outra oportunidade?

Carol Machado (céus, quantas Caróis!),

se eu der o curso em SP, certamente é mais curto. Mas não tenho como confirmar isso ainda.

No Rio, se você ficar no Leblon, definitivamente a Gávea é mais perto. Estando em Copacabana, tanto faz, pois tem metrô e dá para ir para os dois lados.

Espero te ver em breve!
;-)

Cachorro que Late disse...

Carol, boa noite
Encontrei seu blog, por sorte, a partir do Tradutor Profissional, que te recomenda como A melhor em legendagem. (bom, né).
Sou publicitária, e recentemente me formei como roteirista de cinema em Nova York. Voltei para o Brasil, começando do zero essa nova carreira, e no meio de tudo isso, cá estou eu buscando um espacinho/oportunidade como tradutora/ (e legendadora, então, seria mais perfeito ainda).

Ixi..já ficou longo...mas continuando, eu não sinto necessidade de fazer um curso, pois vivi muito tempo nos Estados Unidos, entendo, penso, escrevo, rezo em inglês... e o espanhol eu falo como o português (meu pai é argentino).

Será que eu poderia te encaminhar meu Cv? Me desculpe "invadir"...e pedir...mas no momento é tudo que eu posso fazer. Estou precisada...

Um beijo pra você,
Vanessa

Carolina Alfaro de Carvalho disse...

Oi, Vanessa.

Eu sou prestadora de serviços e não produtora de vídeos, então não há nada que eu possa fazer com seu currículo em mãos.

Sucesso nas suas duas carreiras!

Um abraço.

Cachorro que Late disse...

ok, querida, obrigada de qualquer forma. bjs.

Anônimo disse...

carol, vc falou pra eu escrever pro cce, mas qual o email deles? sabe me dizer? obrigada, carol machado.

Carolina Alfaro de Carvalho disse...

Carol,

Veja opções de contato aqui:

http://www.cce.puc-rio.br/

Anônimo disse...

oi carol, já estou no rio!!! estarei lá seguro na turma da gávea. vou escrever pra eles pra ver da possibilidade de efetuar o pagamento em setembro. besitos de montón, carol machado!!!

Unknown disse...

Olá!
Vocês saberia me informar sobre legendagem (empresas e cursos) em Belo Horizonte MG?
Obrigada

Vinicius Abrantes disse...

oi Carol, meu nome e' Vinicius. voce sabe quando sera o proximo curso de legendagem na PUC rio? obrigado

Carolina Alfaro de Carvalho disse...

Oi, Vinicius.

Não há previsão para outro curso presencial no Rio este ano. O anterior acabou em dezembro, e na semana que vem vou para São Paulo. Temos turmas à distância abertas.

Abraço.