6 de setembro de 2014

Curso de legendagem no Rio de Janeiro - dezembro de 2014

====================================
Esta postagem se refere a um curso que já foi realizado. Quando houver previsão de uma nova turma, ela será anunciada aqui.
====================================

O formato intensivo do curso de Tradução para Legendagem de Filmes: Teoria, Técnica e Prática tem sido muito procurado. Em 2013 abrimos três turmas. Agora, novamente há inscrições abertas para este curso, que ocorrerá em dezembro de 2014.

É o curso mais completo que eu dou e com certeza um dos mais extensos e completos disponíveis no Brasil. Será oferecida uma só turma, para tradutores de inglês para português. As vagas têm sido preenchidas depressa, se esgotando geralmente dois meses antes do início das aulas. Portanto, se você tiver interesse, não perca tempo em se inscrever!

O curso será realizado na PUC do Rio de Janeiro, na unidade do Centro da cidade, do dia 9 de dezembro (terça) a 17 de dezembro (quarta) de 2014, em formato intensivíssimo: são seis horas de aulas por dia durante 7 dias, três horas à manhã e três à tarde. Serão quatro dias consecutivos na primeira semana, um fim de semana para recuperar o fôlego e mais três dias seguidos na semana seguinte. No total serão 42 horas. O certificado de conclusão do curso é emitido pela PUC-Rio.


O formato intensivo foi muito solicitado, principalmente para que aqueles que não moram na cidade onde o curso é realizado possam se deslocar para lá durante poucos dias. Por isso foi escolhida uma época de férias escolares. Agora há a oportunidade de passar 10 dias no Rio, aproveitando a cidade maravilhosa, e sair de lá especializado em legendagem.

Todas as aulas são em laboratório de informática, com toda a infraestrutura necessária. O curso inclui reflexões e a leitura de textos sobre tradução audiovisual e legendagem, mas seu conteúdo é fortemente prático, repleto de exercícios reais que visam trabalhar diversos gêneros de filmes, simular serviços para diferentes clientes e ensinar técnicas e métodos de trabalho para cinema, DVD, TV a cabo e o mercado corporativo. Em aproximadamente metade das horas de aula é utilizado o software Subtitle Workshop.

Este curso tem sido muito bem-sucedido em seus objetivos: são vários os alunos que passaram a atuar no mercado de legendagem de filmes, e cada vez mais produtoras  de vídeo entram em contato pedindo recomendações dos melhores alunos para serem seus prestadores de serviços. O mercado é exigente e o curso também: é intenso e os exercícios apresentam um grau de dificuldade crescente, visando preparar os alunos para a realidade do mercado em seus melhores nichos. Não é um curso fácil, exige muita dedicação. A experiência prévia com tradução de textos é desejável mas não imprescindível; já o excelente domínio das duas línguas envolvidas, com ênfase na compreensão do inglês e na ótima redação em português, é fundamental e faz toda diferença no desempenho. Também é muito importante que os alunos se sintam à vontade usando computadores, tenham bom domínio de Windows, Office, programas de vídeo, ferramentas de internet e saibam realizar tarefas essenciais como download, instalação de programas, etc.

O valor do curso é de R$ 1.994,00, e pode ser parcelado em duas vezes.

Algumas considerações sobre este curso presencial e os valores. A PUC tem fama de cobrar preços altos, mas leve em conta a quantidade de horas em laboratório de informática, com uma ótima infraestrutura, técnico à disposição e tudo mais. 42 horas é muito tempo (pelo que sei, é o mais longo no Brasil). Basta fazer uma comparação analisando o conteúdo oferecido, a infraestrutura e a quantidade de horas para perceber que este curso oferece um ótimo custo-benefício.


E fique à vontade para comentar e perguntar o que precisar.

28 comentários:

Débora Soares disse...

Ótima dica! Os cursos online são boa opção para quem estpa distante, e o presencial para quem tem mais taempo para estudar.

Abs.

curso de contabilidad disse...

Curso interessante. Obrigado!

Anônimo disse...

Olá, Carolina,
você tem alguma previsão de datas de cursos online de legendagem para o primeiro semestre?
Acompanho seu blog mas estou sentindo falta de notícias das turmas online.
Abraço,
Cristiana Oliveira

Carolina Alfaro de Carvalho disse...

Sim, acabo de confirmar uma nova turma. Dentro de instantes publico a notícia.

Anônimo disse...

Opa! Sincronicidade - bom sinal!
Abraço,
Cristiana

Marta disse...

Oi, Carolina,

Adorei o seu blog! Fiz curso de Letras - Traducao no Mackenzie SP ha 5 anos e agora depois de fazer meu mestrado no exterior em Linguistica, gostaria de voltar a atuar no ramo de traducao. Legendagem me parece bem interessante, mas nao tenho experiencia nenhuma. Por onde comecar? Pelo que tenho pesquisado na Internet, é imprescindivel ter qualificacoes especificas para trabalhar no ramo, certo? Fazer um curso de lengendagem parece ser o inicio. Aguardo suas dicas!

Carolina Alfaro de Carvalho disse...

Marta,

Dê uma olhada neste texto:

http://artedatraducao.blogspot.com/2008/07/panorama-do-mercado-de-legendagem.html

Lily disse...

Oi Carolina,
estou muito interessada no curso, mas verifiquei que a turma de julho ja esta fechada. Me inscrevi para a fila de espera mesmo assim :) Caso nao consiga, quando deve abrir uma nova turma?
Obrigada,
Aline

Carolina Alfaro de Carvalho disse...

Aline,

Não sei dizer quando haverá uma nova turma, mas há chances de você entrar nesta. Na semana passada, eu soube que algum dos inscritos cancelou a matrícula e liberou uma vaga, e isso pode acontecer novamente até o curso. Pode ser interessante você ligar diretamente para a CCE e perguntar se há outras pessoas em fila de espera.

Um abraço.

Lily disse...

Oi Carolina,
muito obrigada pela resposta. Vou ligar para la amanha cedo.
Aline.

Lily disse...

Infelizmente parece que a fila é grande. Vou aguardar... De qualquer maneira, existe uma previsao de nova turma?
Obrigada pela atencao!
Aline.

Carolina Alfaro de Carvalho disse...

Aline,

Ainda não. Talvez no início de 2014, mas ainda está muito cedo para saber ao certo.

Abraço.

Lily disse...

Oi Carolina,

muito obrigada pela atencao! Acabei de ligar novamente para o CCE para ver como esta a fila de espera, mas continua bastante grande... Tao grande que daria para abrir mais uma turma :-))) Vou continuar acompanhando.

Infelizmente, inicio de 2014 talvez nao seja mais possivel para mim. Acabei de ser desligada da empresa onde trabalhei por mais de 10 anos e acho que é o momento de me dedicar a uma coisa que eu realmente goste. O curso agora seria uma oportunidade incrivel para iniciar esta nova fase. Nao sei se ainda estarei disponivel no proximo ano.

De qualquer maneira, muito obrigada!

Aline

Antonio Moreira disse...

Ola, sou amigo do Arthur Max e gostaria de trocra uma ideia com voce, nao achei nenhum contato seu no seu blog a nao ser comentario ...

tem como voce me enviar um email?

seuantonio@me.com

obrigado

Luciana Nascimento Fernandes disse...

Olá Carolina,
Fiquei interessada no curso de legendagem. Mas como as vagas estão esgotadas e, de qualquer modo, não tenho disponibilidade para fazê-lo de forma presencial, gostaria de ter informações sobre o curso a distância que você oferece. Peço a gentileza de me enviar um e-mail com mais informações sobre o curso. lucianasoleil@yahoo.com.br
Grata!

Maga Reth Kalyani disse...

OI Carolina,
Também gostaria de informações sobre o curso a distância.
Agradeço.

etecarneiro@gmail.com

Anônimo disse...

Ola, gostaria de receber informacoes sobre o curso de legendagem a distancia.

Grata.

maraysabittencourt@hotmail.com

Unknown disse...

Oi, Carol!

Gostaria de saber se há previsão para curso online: oliver_val@yahoo.com.br

Abs,
Valéria

Eliza disse...

ola Carolina,
gostaria de receber informacoes para os proximos cursos online e presencial.
Obrigada, aguardo seu retorno
zentraducoes@gmail.com

Anônimo disse...

Ola, estou interessada no curso online. Onde posso obter mais informacoes? obrigada

Carolina Alfaro de Carvalho disse...

As notícias sobre cursos estão sempre aqui:

www.scribatraducoes.com.br/noticias

Lá também há várias formas de receber notícias.

Se não há nenhum curso com inscrições abertas, é porque não há previsão no momento.

dono do mundo disse...

Olá,

Estou fazendo um curso de tradução e uma das tarefas é entrevistar um tradutor profissional. Gostaria de saber se você tem a disponibilidade de responder as seguintes questões:

a) Há quanto tempo você utiliza CAT tools?
b) Quais as vantagens e as desvantagens da CAT tools que você utiliza?
c) Você utiliza mais um tipo de CAT tool?

Desde já, agradeço sua atenção. Se não for possível responder, agradeço mesmo assim.

Aline

Maiara disse...

Nossa, gostaria muito de fazer este curso, mas como sou professora, essas datas são complicadas para mim. Aqui em Porto Alegre, as aulas terminam na segunda quinzena de dezembro, o que significa que eu não tenho como tirar férias para ir ao curso. Se houvesse uma edição em janeiro, seria perfeito! Fica aqui a dica, de repente para edições futuras. Abraço!

Carolina Alfaro de Carvalho disse...

Aline,

Sugiro que entre em algum fórum de tradutores e veja quem teria interesse em participar da pesquisa.

Maiara,

Os cursos acontecem em épocas diferentes a cada ano e certamente já houve turmas em janeiro e fevereiro, além de julho. Não tenho como saber quando será a próxima, mas basta você acompanhar as notícias.

Abraços.

Unknown disse...

Olá, Carolina! Estou fazendo uma pesquisa para decidir qual curso de legendagem fazer e estou percebendo que o da PUC-Rio realmente apresenta o melhor custo-benefício. Em uma dessas pesquisas encontrei seu post. Não sei se você ainda pode me ajudar, visto que o último comentário aqui foi há mais de um ano, mas resolvi tentar mesmo assim.

Eu me inscrevi no site do CCE para receber informações sobre este curso em abril deste ano, mas nunca recebi nenhum e-mail referente ao curso de legendagem. Já mandei um e-mail para eles, mas o retorno não foi muito útil. Me disseram para me inscrever pelo site para receber informações sobre o curso (coisa que eu já tinha feito).

Gostaria de fazer um curso de legendagem no ano que vem, sem falta. E gostaria que fosse este. Você por acaso teria alguma previsão sobre a próxima data? Acredito que este ano ele não tenha ocorrido, né? Ou talvez só tenha ocorrido no começo do ano. Se você puder me ajudar de alguma forma, ficarei muito grata.

Atenciosamente,

Kamilla

Carolina Alfaro de Carvalho disse...

Kamilla,

O último curso presencial foi esse de quase um ano atrás. Não temos nada marcado no momento.

Espero poder marcar novos cursos online em breve, mas não tenho como confirmar nada ainda.

Peço que acompanhe as novidades aqui no blog, no site da Scriba, Facebook, etc. Vou anunciar quando tiver alguma nova data.

Um abraço.

Unknown disse...

Muito obrigada pelo retorno, Carolina. E tudo bem, vou acompanhar as novidades por aqui e pelo email do CCE também.

Eu adoraria fazer um curso online também, ambos seriam ótimos. Vou ficar torcendo!

E ah, uma última dúvida, o preço do último curso que você ministrou foi esse que está na postagem ou ele já sofreu algum reajuste? Só para ter uma noção mesmo, porque o pessoal da CCE também não pôde me informar isso.

Parabéns pelo trabalho! Ficarei acompanhando.

Abraço,

Kamilla

Carolina Alfaro de Carvalho disse...

Kamilla,

O valor que está lá é o do último curso. Não tenho como saber o valor de um curso futuro que ainda não foi planejado, pois eu não tenho controle sobre os cálculos de orçamento feitos pela faculdade.